quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Voltei a trabalhar

Pois é, enquanto as coisas do Canadá não se resolvem, por aqui minha vida vai andando. Por mais estranho que isso possa parecer, a empresa de consultoria que eu trabalhava e que me demitiu a 2 meses atrás, me chamou de volta para trabalhar.
Surgiu um novo projeto semelhante a um que já fiz e me chamaram para fazer parte da equipe. Só que com duas condições: uma que eu seja prestadora de serviços e não contratada como pessoa física (afinal de contas já tenho 30 anos, sou casada, vai que eu engravido...); a outra condição é que eu passe 3 meses em Vitória de segunda à sexta. Para mim, essa é muito pior, passar a semana toda longe do Nando, morando num hotel.
Como com essa crise não estou em condições de escolher, aceitei. Já comecei a trabalhar de casa e em reuniões aqui no Rio essa semana mesmo. A partir do dia 5 já começo minha jornada em Vitória.
Pelo menos já começo o ano trabalhando...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Novas Possibilidades

Com essa crise política no Canadá, as coisas por aqui estão bem confusas. Uma hora eu fico sabendo que o consulado irá esperar as coisas se resolverem por lá para começar a colocar em prática a nova lei e enquanto isso irá se adiantar nos processos antigos que ainda estão esperando. Eles estão liberando processos de pessoas que deram entrada em maio de 2007. Agora já mudaram as informações, estão dizendo que o consulado dará prioridade aos processos que se enquadrarem na lista das 38 profissões e os antigos serão feitos quando der.

Eu estou achando que essa confusão irá continuar até março ou abril, quando o parlamento retornar do recesso e as coisas começarem a acontecer, seja uma nova eleição ou a estabilização do atual primeiro ministro. Assim as coisas ficarão mais certas para o consulado agir. Nisso o meu processo estará parado por quatro meses. Estou achando que é capaz de levar mais tempo do que os 24 meses dos processos antigos. Por isso estou vendo outras possibilidades de ir.

Uma possibilidade seria conseguir uma proposta de trabalho e ir como trabalhador temporário. Mas isso é muito difícil, quem vai empregar alguém de outro país que só conhece virtualmente?

A outra possibilidade é de ir para fazer um curso de pelo menos 1 ano, como international student. Nesse caso a pessoa que for fazer o curso, com o documento de matrícula e aceitação da escola, consegue o visto de estudante com direito a permissão de trabalho ½ período e o seu acompanhante recebe a permissão de trabalho aberta, sem restrições. Estive vendo o Anderson College e eles oferecem cursos interessantes com direito a estágio na área de estudo. O único problema nesse caso é a grana, pois um curso de 1 ano custa $12.000 e uma pessoa do casal ganhará muito pouco por 1 ano (o salário de um estagiário varia entre $8 e $10 por hora).

Estamos avaliando e pensando, pelo menos temos algumas possibilidades para considerar.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

De volta à espera...

De volta ao Brasil e mais anciosos que nunca, nos deparamos com a tão esperada lista de profissões e para a nossa decepção, eu que sou a aplicante principal não me enquadro em nenhuma. Conversamos com a agência de SP para ver o que poderíamos fazer e descobrimos que como o Nando se enquadra em uma, podemos mandar uma carta ao consulado solicitando a troca do aplicante principal para que seja ele. Simples assim... só não resolve muita coisa...
O problema é que a situação política no Canadá está bem complicada. O primeiro ministro que foi eleito em outubro desse ano e que divulgou a tal lista está com o seu mandado ameaçado. Pois é, por mais estranho que isso possa nos parecer, por lá isso é possível: uma nova eleição pode ser convocada.
O primeiro ministro conseguiu adiar isso com um recesso do parlamento até o final de janeiro. Enquanto isso, segundo a agência que cuida do nosso processo, o consulado ainda não sabe como proceder. Essa situação pode durar por mais alguns meses se houver uma nova eleição e caso a oposição vença a nova eleição, pode mudar novamente as leis de imigração.
Enquanto isso, a nós, só resta acompanhar e esperar...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Últimos dias

Sexta estava chovendo bastante, aproveitamos para ir ao shopping.
Sábado também estava chovendo e fomos dar uma volta com os nossos amigos. Fomos para Granville Island visitar o Public Market e o Nando aproveitou para conhecer a cervejaria Granville Island Brewing com a degustação de várias cervejas artesanais.







Depois fomos dar uma volta no Stanley Park e mais tarde já pegamos o vôo de volta ao Brasil.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Whistler

Hoje madrugamos, pegamos o carro (Toyota Matrix - o mais popuplar, $29,00 a diária) e seguimos na estrada para Whistler. A estrada é muito linda, acompanhamos o mar à esquerda e ao fundo as montanhas com neve. Só é irritante dirigir a 50 Km/h, já que metade da pista está em obra para as olímpiadas de 2010.

Estrada para Whistler


Village

Chegando no Village de Whistler, estava um dia lindo com 0°C no Village e -3°C no pico da montanha. Demos uma volta nas lojinhas procurando aluguel de roupa e equipamento para esquiar. Infelizmente lá não se aluga roupa, somente o equipamento, por isso decidimos não arriscar congelar lá em cima. Subimos junto com o pessoal do esqui só para conhecer. São 30 min de subida na gondola (uma espécie de bondinho fechado) com um visual maravilhoso da montanha.

Dica: Compramos um Hand Warmer, um saquinho seco que ao abrir a embalagem ele começa a aquecer e se mantém quente por 7h. Tem tb para os pés. Colocamos um saquinho dentro de cada luva e isso ajudou muito! Cada pacote vem com 2 saquinhos e custa $2,00.



Chegamos no pico da montanha e a energia do lugar é indescritível. As nuvens andavam rápido demais, ventava muito e de repente o tempo fechou. Tiramos muitas fotos, estava bem cheio pois era dia de thanksgiving nos EUA.



Descemos para passear mais no Village e paramos para almoçar. Na saída do nrestaurante fomos presenteados por neve caindo do céu! O Nando nunca tinha visto e ficamos muito felizes, até nos esquecemos do frio!!!



A noite para completar o nosso dia, tivemos uma excelente notícia: o Nando recebeu uma proposta de emprego bem melhor do que ele tinha e já para começar dia 1/12!