quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Antecedentes Criminais

Como estamos fazendo tudo que podemos para adiantar o nosso processo, além de nos prepararmos para a entrevista, resolvemos adiantar o nosso criminal record.

Para os antecedentes criminais do Brasil, precisamos de 3 certificados e fizemos o seguinte:

1) A Certidão de Distribuição Ações e Execuções da Justiça Federal.
- Imprimimos através do site www.jfrj.gov.br

2) A Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal.
- Imprimimos através do site
www.dpf.gov.br a certidão de Antecedentes Criminais.

3) O Atestado de Antecedentes Criminais do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
- Esse fomos pessoalmente no Rio Simples (R. da ajuda, 5 – Centro). O local é bem cheio, mas tem um guichê específico para essa solicitação e fica vazio. Eles pedem o prazo de 5 dias, mas em três dias já estavam prontas as nossas certidões. É necessário ir pessoalmente para dar entrada e também para buscar a certidão.

Como eu morei depois dos 18 anos nos EUA por mais de 6 meses, eu precisei também dos meus antecedentes criminais de lá que são 2:

1) Criminal Records do FBI:

- Para dar entrada nesse documento, imprimi no site do FBI

a) Formulário de fingerprints. Depois de imprimir, eu levei num posto do Detran que tira carteira de identidade (e ainda usa o método de pintar os dedos – Città América, 2° piso) e pedi o favor de eles registrarem as minhas impressões digitais no formulário que eu levei. No dia que eu fui estava um pouco cheio e eles pediram que eu voltasse no dia seguinte pela manhã. Voltei e eles me atenderam na hora, sem problemas.

b) Cover Letter. Imprimi do site e preenchi colocando a data que eu precisava do documento de volta (pedi com o prazo de 1 mês).

c) Autorização de pagamento com cartão de crédito. Imprimi o formulário e preenchi com o número do cartão de crédito internacional.

Além disso, fiz uma carta explicando melhor a minha solicitação, o período em que eu residi no país, o meu visto na época e o meu processo de imigração para o Canadá. Enviei também uma cópia do meu passaporte com os carimbos de entrada e saída do país.

Juntei tudo, coloquei num envelope grande com o deadline de entrega do certificado para mim escrito do lado de fora do envelope novamente (só para garantir) e enviei tudo para o endereço:
FBI CJIS Division – Record Request
1000 Custer Hollow Road
Clarksburg, West Virginia 26306

Enviei também dentro do envelope outro envelope para eles enviarem a resposta, já preenchido e com o endereço de um amigo meu que ainda mora nos EUA. Pedi na carta que eu fiz que enviassem para a casa dele e ele me enviaria ao Brasil. Não tenho certeza se eles pagariam postagem internacional, por isso preferi fazer dessa forma.

Deu tudo certo, em 20 dias a carta chegou na casa do meu amigo.

2) Criminal Record do Florida State:
- Imprimi do site https://www2.fdle.state.fl.us/cchinet/Memorandum.aspx o formulário de requisição e preenchi com o endereço do meu amigo que ainda mora nos EUA. Fiz a mesma carta que mandei para o FBI, explicando melhor a minha solicitação e enviei tudo para a casa do meu amigo que mora na Flórida. Como essa solicitação não aceita cartão de crédito para o pagamento, não pude fazer diretamente. Pedi a ele que pegasse um money order de $24 e enviasse junto com os documentos que eu o enviei para:

Florida Department of Law Enforcement
User Services Bureau
Criminal History Services
PO Box 1489 Tallahassee FL 32302

Deu tudo certo, em 1 semana ele já recebeu de volta o certificado e me enviou pelo correio.

Agora é esperar a carta do meu amigo chegar com os dois certificados americanos que estarei com todos os certificados de antecedentes criminais em mãos, só esperando a bola estar com a gente novamente para agilizarmos o que pudermos!

5 comentários:

Ma disse...

boa sorte com a papelada!!!

bjos!!!!

Lá e Dá disse...

Olá
Para nós foi uma verdadeira novela conseguir colher as impressões digitais˜!! Acho q. é pq. moro numa "roça"hahahah e todos tinham medo de colher nossas impressõe snum papel do FBI!!!! hahahha Eles não queriam se responsabilizar... imagina!!!
Até q. depois de falar com todos delegados possíveis, DETRAN, POlícia Federal, uma alma caridosa, delegado, pai de uma amiga, colheu... foi um mês nessa enrolação.
Abraços

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Que bacana, está chegando a hora...

Logo mais vcs estarão com o visto na mão, com certeza!!!!

Isso mesmo já deixem tudo encaminhado para não correrem risco de atrasar caso algo demore um pouquinho mais pra ficar pronto.

Estou torcendo por vcs..

Bjos

Rosi

Anônimo disse...

Oi,

Nós viemos para Vancouver de Air Canada. Qdo vc faz a reserva com eles, vc pode falar que está imigrando e solicitar a 3 mala, dai eles não cobram excesso...Para o primeiro ano, decidimos ficar em Downtown pq é tudo perto...
qq coisa entre em contato...

abs

Rafael

Anônimo disse...

O grande dia é hoje, não é? Estou torcendo para dar tudo certo na entrevista.
bjs
Marcia