quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Notícias nada boas...

Desde segunda-feira temos acompanhado as notícias políticas canadenses, ansiosos por uma possível queda do atual primeiro ministro e para que os liberais e os novos democratas se unam e ganhem o poder. Com isso teríamos mais esperança de que os processos de imigração seriam facilitados. Mas por enquanto, nada de muito drástico está acontecendo por lá e o consulado aqui está aguardando.

O Nando ligou para o escritório de advocacia de SP que está cuidando do nosso processo para saber por que não recebemos a cobrança deles do mês de janeiro (acertamos de pagá-los em 10X a começar pelo mês de agosto) e para o nosso desânimo, o advogado disse que como o contrato deles prevê reembolso total caso o processo não seja aprovado, eles preferiram parar de cobrar até ter uma posição do consulado. Assim o valor a ser devolvido será menor.

A posição até agora do consulado é que os processos de 03/2008 em diante que não se enquadram na lista de NOC estão parados, correndo o risco de serem devolvidos. E que os que se enquadram na lista de NOC estão sendo feitos.

Como nós não nos enquadramos na tal lista (pelo menos até dezembro, quando o Nando completa 1 ano de experiência no atual trabalho), temos que ficar na torcida. Vendo pelo lado bom, pelo menos ainda não começaram a devolver os processos.

É tão ruim essa incerteza toda... nossas vidas começam a girar em torno de uma decisão que envolve tanta coisa e tanta gente como essa de ir embora do nosso país deixando tudo para trás, e de repente recebemos um balde de água fria como essa notícia. E não tem nada que possamos fazer por enquanto, a não ser continuar esperando...

domingo, 25 de janeiro de 2009

Primeiro Encontro do Grupo Rio - Canadá / Processo Federal

Ontem tivemos o primeiro encontro do ano de 2009 e eu nunca tinha visto tanta gente em nenhum desses encontros, desde que eu entrei para o grupo (meados do 2° semestre de 2008). Talvez seja porque no início do ano renovamos nossas esperanças e revemos nossos objetivos, e nada melhor do que encontrar pessoas que tenham o mesmo objetivo que nós.

Sempre saio desses encontros com mais ânimo para continuar esperando o longo processo; sempre consigo uma informação nova com o pessoal sênior (processos de 2006 / 2007) e o melhor de tudo é que todos estão sempre se ajudando. Nesse encontro, por exemplo, ganhei da Danielle e da Renata todo o material para estudar para o IELTS.

Com o congresso do Canadá voltando do recesso semana que vem, os próximos meses serão tensos para nós, aguardando uma posição com relação à nova política e o posicionamento deles com relação aos processos anteriores a 12/2008, que não se enquadram na lista de NOC.

Muitas expectativas!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

De volta à rotina

O ano começa, voltamos a nossa rotina e de certa forma passamos o projeto Canadá para um segundo plano.

De um lado vivemos o presente com tudo encaminhado, onde temos a nossa história, amigos, família, trabalho, vida social e crédito. Já trilhamos um bom caminho para conquistar o que somos e o que temos hoje. Agora deveria ser a parte menos trabalhosa, a de dar continuidade às coisas.

Por outro lado planejamos um futuro num país novo, começando tudo do zero. Sabemos que chegaremos lá e que o nosso crédito não terá valor, que nossas experiências profissionais não contarão tanto, nem a nossa experiência em dirigir um carro será reconhecida. Deixaremos nossa família e nossos amigos para trás. Teremos que começar a construir uma nova história e sabemos que isso será trabalhoso e cansativo. Teremos que nos conformar em dar um passo para trás profissionalmente, em voltar a ter carteira de motorista provisória e pagar mais caro o seguro do carro por isso; sem contar que teremos que fazer depósitos antecipados para conseguir serviços básicos como ligar a luz, o gás e conseguir um celular. Mas esse é o preço que o imigrante paga.

Esse tempo de espera pelo visto, tem servido para avaliarmos constantemente o quanto estamos dispostos a passar por essas coisas. Esperamos que do outro lado desse túnel tenha um pote de ouro como recompensa nos esperando. Uma melhor qualidade de vida em termos de respeito e segurança e que possamos dar aos nossos futuros filhos a tranquilidade de viverem a inocência da infância.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ano Novo, tempo de reflexões

Um dia você aprende que...
© William Shakespeare
"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você mesmo pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."