quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Questionamentos...


Ontem eu falei com uma prima de SP que eu sempre fui muito próxima, apesar de só nos vermos nas férias de final de ano. Ela me pediu que eu não fosse para o Canadá, pediu que eu pelo menos tentasse morar em SP antes (a idéia dela é que seu eu morar num bairro bom em SP e trabalhar no mesmo bairro terei uma qualidade de vida muito boa). Ela me falou das facilidades de se criar um filho perto da família (ela já tem um filho e está encomendando outro) e também das alegrias de ter os primos por perto. Essa conversa mexeu comigo.


Acho que sou a única pessoa que fica constantemente reavaliando a decisão de ir para o Canadá, pelo menos nunca li sobre isso em nenhum blog e sei que o Nando também não se sente assim. Mas passei o dia todo ontem pensando nisso e me perguntando se sou realmente tão desapegada às pessoas.


O pior é que eu sou muito ligada com os meus pais (que eu vejo todo final de semana) e com a minha irmã (que mora no meu prédio); isso sem contar com as minhas amigas, que não passo uma semana sem encontrar com alguma delas (ontem mesmo almocei com uma e amanhã encontrarei com mais 3 para um lanche).


Aí eu fiquei me perguntando onde eu estava com a cabeça quando surgiu essa idéia de Canadá?!

Há sim, eu pensava na qualidade de vida, segurança e tranquilidade para criar os meus futuros filhos. Mas será que isso tudo sem a presença das pessoas que amamos e com as sofridas despedidas como a Ana Paula conta nesse post, ainda vale a pena???


Ainda bem que hoje é outro dia e nada como uma boa noite de sono para colocar os pensamentos no lugar. Só sei que se eu recebesse o visto hoje... embarcaria amanhã!

14 comentários:

**Alline S.** disse...

Huuuuuuum...que coisa dificil viu...eh complicado mesmo essa duvida que surge. Voce ja foi pro Canada? Ja passou um tempinho por la? Acho que so vc mesmo pra saber se vai ser bom ou ruim pra vc. Sao paulo esta uma loucura, eh transito em cima de transito, uma loucura, violencia tb tem nao tem jeito. Acho que eh bom vc pesar o que vale a pena pra vc pois por mais que vc vai pra la certa do que quer, as vezes bate um negocio do tipo. O que estou fazendo aqui??? Eh normal e leva tempo pra acostumar. Espero que vc se decida logo...

Sandro e Família disse...

Olá amigos,

Esses questionamentos vão acontecer sempre durante o processo e o mais importante é ter força para manter o foco no objetivo final.

Acredito que por já conhecerem o país e a cidade que pretendem morar ajuda bastante na hora do pensamento se devem ou não imigrar.

Arruma logo as malas que estamos esperando e quando chegarem aqui esse sentimento de dúvida acaba rapidinho.

Abraço

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Ola!
Apesar de não ser tão apegada com minha familia, vira e mexe volta a idéia de esperar mais um pouco pra ir. /me da frio no estomago toda vez que penso no dia do embarque. Sinto medo de não ser como imaginei q seria.
Acho esses sentimentos supernormais. E apesar deles não aparecerem sempre nos blogs, passam na cabeça de todo mundo q passa por esse processo de imigração, mesmo q com menor intensidade.
Acontece comigo das incertezas durarem um dia ou dois, mas minha insatisfação com o Brasil dura os outros 28 dias. Minhas esperanças de ter uma vida decente, sendo respeitada pela sociedade onde vivo esta cada vez menor. É por esses 28 dias que levo em conta para sentir a certeza necessaria para seguir em frente com o processo.
Acho q voce deve avaliar, e seguir o que sente ser a coisa certa pra vc.

Ma disse...

Olá!!!!

Sei exatamente o que vc está sentindo...
Eu também tenho muito medo de não estar fazendo a coisa certa na minha vida... Também amo minha família, adoro sair com as minhas amigas, e tenho medo de me sentir extremamente sozinha lá. Fora a questão filho... Deve ser muito muito difícil encarar gravidez, parto e primeiros anos sem o amparo da mamãe...

boa sorte na sua decisão, pois eu também estou quebrando a cabeça com a minha!!!

grande beijo!!!!

Simone disse...

Oi Flavia eu acho que questionamentos são saudaveis e devem sim ser pensados e repensados antes de vir e aqui e aí e sempre. Eu sou muito apegada a minha familia e amigos (mas não é a primeira vez que moramos longe, mas a primeira em outro país), falo com eles quase todos os dias. Não é questão de desapego às pessoas e sim de prioridade, você tem que por na balança o motivo que te trouxe (ou trará)pra cá e o que voce "perdeu" em vir, lembre-se toda escolha é uma renuncia. Pra nós tem valido muito a pena. Aqui voce vai ganhar muita coisa, mas terá que renuciar muita coisa também.

Anônimo disse...

Flávia, é lógico que vc não é a única que tem essa incerteza, vc sabe que a minha dúvida é multiplicada por 10. As vezes parece óbvio que é bem melhor fugir dos problemas daqui e as vezes essa mesma idéia parece uma loucura e irresponsabilidade totais. Adoraria que tivesse uma resposta certa pra isso mas a decisão é de cada um. Uma amiga minha que mora há uns 7 anos no Texas me disse que imigrar é mudar de problemas, veja quais problemas te incomodam menos e vai em frente.
bjs
Marcia

Carolina e Moacir Stein disse...

Oi Flávia, td bem?!
Estou em Toronto ha 3 meses e sei bem o que esta sentindo. Minha família sempre foi muito unida e eu demasiadamente apegada às pessoas, família, amigos... Aqui sofri e ainda sofro bastante com a saudade, muitas coisas passam pela cabeça (todas as que relatou tbm passam), mas tenho contato direto com todos pela internet, e ameniza... mas mesmo com toda a saudade não sinto vontade de voltar para o Brasil (ainda). Não passei ainda pelo inverno, só poderei falar sobre depois, que é o que muitas pessoas reclamam e alertam, mas quando se está aqui e se vê as coisas acontecendo e funcionando, leis sendo respeitadas, o cuidado com as pessoas, a atenção com as mulheres (tem muitos programas de apoio para as mulheres) a segurança , a qualidade de vida, a tranquilidade fica se perguntando prq demoramos tanto tempo pra acordar e tentar mudar de qualidade de vida. Sim, aqui tem problemas e violência, mas nada que se compare com o Brasil, lá eu não vivia, sobrevivia como desse, com medo de andar nas ruas, não aproveitava a beleza da minha cidade e de outras com medo de assalto, tiro, impunidade...Nosso País é muito lindo sim, com oportunidades, mas infelizmente não podemos aproveitar isso tranquilos, e não desfrutamos do que temos direito, e isso não quero mesmo para mim, pra meus filhos (caso venha a tê-los), minha família e amigos, quero mais é que venham conhecer aqui, gostar e se animar para morar...e como disse o Bono Vox no show que o U2 fez aqui em Toronto "O mundo precisa de mais Canadas!"

Estamos gostando muito daqui, e sempre em contato com nossas saudades do Brasil e rezando para que fiquem bem todos os dias!
Bjs
Carol.

Carolina e Moacir Stein disse...

Imagina Flávia!!Estamos aqui pra qualquer coisa, qualquer dúvida pode perguntar, no que eu puder eu ajudo, rsrs (britobraga@gmail.com).
Como eu tava me sentindo sozinha longe dos amigos e do resto todo da nossa familia queria um bichinho de estimaçao que pudesse ocupar minha cabeça, mas onde estamos pets nao sao permitidos para novos inquilinos, mas ganhei dois peixinho, rsrsr e conhecemos dois casais de brasileiros (agora amigos) ótimos aqui e um deles mora no nosso predio e tem uma cachorrinha, rrsrsrs...entao agora ta melhorando , conforme você vai se integrando a cidade, deixando seu cantinho com a cara de vocês, fazendo cursos, aula de ingles, conhecendo pessoas e descobrindo o canada (ah demora um pouco pra cair a ficha que se está no canada ta?)vc vai criando sua identidade aqui e se familiarizando e melhorando o seu bem estar. No inicio é dificil mesmo, mas vai passar, é uma fase pela qual todos passamos, mas pense mais adiante e aqui a estrutura da cidade nao é mega diferente de sampa(pelo menos aqui em Toronto,Vacouver também não deve ser, e lá tem outras vantagens que aqui: a paisagem é outra), tem supermercados semelhantes, prédios semelhantes, viadutos semelhantes, rsrsrs, só é tudo em inglês...mas com o tempo se aprende a gostar dos produtos novos, e alguns dai encontramos aqui também! Eu tenho certeza que irá gostar, e se nao gostar você ainda poderá voltar, e levará uma experiencia na bagagem!
bjoka
Carol

Anônimo disse...

Hj ja estou adaptada aqui (Canada)depois de 5 anos e sei q nao volto, MAS a dor nao passa...os questionamentos sempre ficam..Porque?
Pque vc tem q ter um perfil para "mudar" de Pais e provar o tempo todo isto..Tudo eh dificil, ate para quem vem com emprego e renda..imagina se vc nao tem isto??
Entender vizinhos, amigos canadenses, o padre da Igreja, o seu medico nao eh nada..O dificil eh argumentar, se relacionar, estas pessoas terem confianca em vc e te tratar como um velho conhecido, fazer um circulo social no seu Pais e nao so procurar quem fala portugues. Saber q vc nao tem historico aqui, nao tem passado..e nao encontrara amigos de infancia ou de adolescencia, sendo sempre um imigrante como outros...Vejo meu marido encontrar velhos amigos de high school, de trabalho,de festinhas, vizinhos e ate de outras cidades,em shows, feiras, parques e pescaria, nao tem preco.!! Eu casei com canadense,e meus amigos sao os deles, mas ele fez um trabalho arduo para me adaptar e por muitas vezes achou q eu estava sem juizo, rs Mas venci!Por ter morado em mais de 3 grandes cidades no Brasil ,achava q Vancouver era coisa pouca, mas nao imaginava viver longo tempo sem ninguem por perto, ate mesmo a familia canadian q me recebeu. Eles nao mudam um dedo de sua rotina pque vc chegou. Estranho, mas acontece.

O sentimento de mudar de cidade e encontrar resistencia eh o mesmo aqui e la...em todas cidades q passei (Porto Alegre-Curitiba e Brasilia) sofri ao mudar e ficava visitando...parece a mesma relacao q tenho hj com CanadaX Brasil..

Corra atras dos seus projetos, nao desista, mas fique atenta a tudo isto..felicidades!
Marilia Vancouver CA

Camila disse...

Oie Flá,

Também fico pensativa quando penso nas pessoas que vou deixar aqui, mas logo penso que estou fazendo o melhor para minha família, pensando nos futuros filhinhos que poderão ter uma vida melhor e longe da violência.
Nunca morei longe meus pais, casei e moro duas esquinas abaixo da casas deles hehehe...mas sei que sentirei muita saudade, mas eles nos criaram e fizeram o melhor, agora acho que chegou minha vez que buscar o mesmo para a minha família.

Bjo

Sua vontade disse...

Oi Flavia,

Tudo que vc sentiu, refletiu ou questionou sobre sua decisao de imigrar, faz parte do processo. Mesmo depois de um tempo aqui, esses questionamentos ainda surgem.
De acordo com o q vc compartilhou, como seus filhos nao nasceram ainda, vc pode experimentar viver aqui e depois decidir. Pra mim, o mais dificil e quando vc tem filhos.
Em nosso caso, o fiote ja esta tao adaptado com a vida aqui, q se tivermos q voltar ai ele vai sofrer. Ele sempre fala da liberdade que tem aqui pra brincar nos parques, andar de bike, fazer trilhas, ir pra escola andando etc.. Pra mim isso nao tem preço.
A saudade da familia tem sido amenizada com o skype.
Neste momento reflexivo, talvez seja interessante, que vc e seu amado pensem no proposito para o qual vcs existem como familia, e o que vcs almejam, e onde querem chegar como familia.
Que Deus conceda a vcs muita sabedoria e paz na tomada de decisao. Se vierem, Ele vai consolar e confortar seu coraçao em relaçao a saudade da familia. Se decidir ficar, Ele(Deus), estara com vcs tambem.

Abraço, Neuzinha

Joaquim e Soraya Calado disse...

Oi!

Me apresentando: meu nome é Joaquim e, assim como vocês, estamos indo para Vancouver.

Nós também (tenho uma familia de 4 pessoas) temos esses tipos de questionamentos. Acho que é mais do que normal! Principalmente a minha esposa, que é muito apegada à família.

Neste momento, nos resta pensar e pesar os propósitos da nossa mudança, e confrontá-los com o que temos aqui. Não podemos esquecer o nosso propósito maior de vida, que é sermos felizes.

Tenho certeza que vocês encontrarão as suas respostas.

Abraços,
Joaquim Calado.

disse...

Olá!
Creio que este tipo de pensamento seja absolutamente normal. Fiquem tranquilos!! E não vai ser só agora antes de ir que vcs vão ter este tipo de dúvida. Isso reflete que vcs são amados e amam!! A idéia amadurece conforme o andamento do processo e este tempo de preparação é valiosíssimo!! Pense, pondere, avalie, meça, e, faça sua decisão, lembrando que é uma situação irreversível... se um dia, vcs pensarem em voltar para o Brasil, é só voltar!!! A vida é de vcs e é pra ser vivida!! Deus abençoe!