quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Por que sair do Brasil?

Esse blog é secreto, poucos amigos e familiares sabem, mas ninguém do nosso trabalho sabe sobre esse nosso plano. Uma coisa que sempre temos como resposta quando comentamos da nossa intenção de morar no Canadá é: Por que vocês querem sair do Brasil?

Não me considero uma pessoa pessimista com relação ao futuro do Brasil, nem sou do tipo que reclamo a cada buraco que passo ou a cada amigo que é assaltado. Por ter morado nos EUA por 5 anos, eu sei apontar exatamente os prós de se morar num país civilizado, onde as coisas funcionam, onde você não pega fila para nada, onde você consegue uma tranqüilidade no seu dia a dia, que só percebe, quando não a tem mais. Eu poderia ficar aqui descrevendo a vida nos EUA, mas a questão é que eu deixei essa “vida maravilhosa” e escolhi voltar para o Brasil, mesmo tendo Green Card, trabalho, casa....

Na época eu tinha 24 anos e nunca tinha experimentado a vida adulta no Brasil, saí daqui muito nova, da mordomia da casa dos meus pais sem nunca ter trabalhado ou lavado uma peça de roupa direto para um país estranho, para estudar, trabalhar e me manter sozinha. No início era tudo festa, mas com o tempo, a responsabilidade, as dificuldades da rotina, tudo parecia desnecessário comparado a minha vida no Brasil. Com o tempo, a saudade da minha família, da minha irmã, até da minha cachorrinha, começaram a pesar bastante. E acreditando que com toda a experiência que eu havia adquirido na faculdade e no trabalhando, poderia ter uma vida mais privilegiada no Rio de Janeiro. (Pura imaturidade, mas... só vivendo e aprendendo!)

Voltando a questão principal, hoje eu estou aqui no Rio já a 5 anos, com a minha vida estabelecida, realmente a primeira reação que tive quando pensei em morar fora foi: Mudar de novo! Eu sei o trabalho que dá selecionar o que levar para a nova vida, deixar para trás muita história de vida, amigos, família, costumes... Começar tudo do zero, nossa dá um desânimo só de pensar em todo o trabalho.

Mas avaliando a qualidade de vida que eu tive durante os 5 anos que estive nos EUA e os quase 6 que estou no Brasil, não tenho a menor dúvida de que o trabalho todo de mudança valerá a pena. Aqui no Brasil se curte a família, amigos, praia... mas tudo com um stress que muitas vezes não nos damos conta, já faz parte da nossa rotina e muitas dessas questões são culturais, levariam séculos para serem mudadas. Pequenas coisas como o fato de numa avenida de duas pistas, se transformarem em quatro filas de carro, isso tudo em frente a uma guarita policial, que vê isso todos os dias e não faz nada, já mostram como as coisas funcionam por aqui.

Eu acredito que aqui no Brasil eu teria mais condições de ter melhores ganhos financeiros, mas eu definitivamente não troco a qualidade de vida que eu já vivi pelo dinheiro que eu poderei ganhar ficando aqui.

Você agora deve estar se perguntando porque então o Canadá e não simplesmente voltar para os EUA. Optamos pelo Canadá pelo fato de o país nos querer lá. Nos EUA, eu tive vários problemas, apesar de estar legal, com discriminação no trabalho com relação a cargos de liderança para imigrantes, com relação a segregação de bairros e restaurantes. Fora o problema que a minha família tinha toda vez que ia me visitar, para tirar o visto e também para entrar no país. Minha irmã foi parar na “salinha” de entrevista por duas vezes, um stress!

5 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre... concordo com 100% do que vc diz...

te amo !

VAMO QUE VAMO!!

Bjs
Nando

Dani disse...

Flá,

muito bom seu post, muito bem colocada a questão de que nem percebemos mais como nossa rotina anda louca....


bjs

Dani

Imigrante Carioca disse...

Pior é o carinha que tá lá na quarta fila (que geralmente é no acostamento) querer entrar na sua frente, você não deixar e ele achar um absurdo, como se quem estivesse certo fosse ele. Por essas e outras é que também vamos nessa!

Paula disse...

Olá!
Desculpe a invasão. Achei seu blog procurando informações sobre a imigração para o Canada.
Me identifiquei demais com o que você disse aqui: também tenho uma condição (profissional e financeira, pelo menos) privilegiada em relação à média do país. E muita gente pergunta porque quero me mudar.
Mas é o que você disse: não é só dinheiro. A qualidade de vida e o ambiente moral onde vivemos conta muito.
Boa sorte no seu processo e Feliz 2009!

Menina, mulher e sonhadora disse...

BOA NOITE!!!
POR ACASO ENCONTREI O LINK DO BLOG EM OUTRO BLOG QUE TENHO ACOMPANHADO DE UM CASAL QUE ESTA MORANDO NO CANADÁ. E LENDO ESTE POST, ME SENTI QUASE QUE ME DESABAFANDO, POIS É EXATAMENTE ASSIM QUE TENHO ME SENTINDO ULTIMAMENTE, UMA GRANDE VONTADE DE VIVER MAIS RELAX.
ESTOU AINDA NA FASE DE PLANOS, MAS TENHO A CERTEZA DE QUE QUERO MORAR NO CANADÁ, MAS MEU "PROBLEMA" É O MEU MARIDO QUE NÃO QUER DEIXAR O BRASIL.
MAS FOI MUITO BOM TER ENCONTRADO ESTE LUGAR, PRA QUEM SABE UM DIA TBM DIVIDIR A MINHA EXPERIENCIA DE VIDA NO CANADÁ.