segunda-feira, 22 de junho de 2009

Contas e mais Contas…

Continuando com os meus inúmeros questionamentos, resolvi sair um pouco da questão intangível e me aprofundar melhor no que é tangível. Eu sempre gosto de ter o máximo de controle possível sobre todas as variáveis...

Estou fazendo um levantamento de quanto precisaremos levar de dinheiro para nos estabelecer por lá inicialmente e também juntamente com a família do chocolate.ca começamos a pensar numa média de gastos mensais da rotina por lá. Consegui algumas informações com o Sandro do http://vivendonossosonho.blogspot.com/ e acho que apesar do levantamento ser sobre Vancouver, as variações serão pequenas e resolvi colocar aqui para ajudar que ainda está por aqui, pensando em ir.
Pré-viagem
Tradução de documentos R$ 2.000,00
Pgt final do processo R$ 2.000,00
Compra de malas (5 malas grandes) R$ 700,00
Passagem (2 pessoas) R$ 6.000,00
TOTAL R$ 10.700,00
*Esses valores, principalmente os custos de tradução de documentos depende muito da quantidade de pessoas e da quantidade de documentos.
Despesas iniciais (2 primeiros meses)
Hotel (2 meses) $3.600,00
Carteira de motorista (2 pessoas) $452,00
Aluguel de carro (1 mês) $1.170,00
Alimentação (2 pessoas p/ 2 meses morando em hotel) $6.000,00
Seguro Saúde p/ 2 pessoas por 3 meses $324,00
Roupas apropiadas p/ frio $1.000,00
Compra de aparelhos de celular $200,00
Depósito p/ aluguel de apt (considerando o alugel de $ 1.200) $3.600,00
Depósito inicial p/ contas básicas (utilities) $400,00
Compra de 1 TV (valor médio 42') $1.500,00
Compra de 1 DVD $50,00
Compra de 1 Cama (king) $800,00
Compra de 1 sofá (3 lugares) $800,00
Compra de 1 mesa de jantar (p/ 6 pessoas) $560,00
Compra de utensílios básicos (cozinha/cama/banho) $700,00
Leasing de 1 carro (entrada) $1.500,00
Compra de 1 GPS (modelo bom) $250,00
Compra de 1 computador $600,00
Compra de 1 impressora $120,00
Compra de modem p/ internet $45,00
Total de despesas iniciais $23.671,00

Rotina (despesas fixas mensais)
Tel Cel (2 aparelhos c/ 150 min cada) $60,00
TV a cabo + Tel + internet $130,00
Luz $15,00
Gas (varia entre $ 50 no verão a $ 130 no inverno) $115,00
mercado (2 pessoas) $400,00
Aluguel $1.200,00
Carro (leasing) $300,00
IPVA $2,50
Seguro (1o seguro de 6 meses - depois barateia) $240,00
Gasolina (2 tanques/mês) $100,00
Sky Train (2 pessoas/mês) $146,00
Tarifas bancárias, jornal, etc. $50,00
Lazer $100,00
TOTAL p/ mês $2.858,50

Pelo que tenho lido em outros blogs é importante levar pelo menos a quantia total das despesas pagas para os 4 primeiros meses e acredito que o ideal seria de 6 meses de contas pagas para ter uma reserva caso demore um pouco mais para conseguir o primeiro emprego. Até aí tudo faz sentido, mas colocando tudo na ponta do lápis e convertendo para real (uma vez que ainda ganhamos nessa moeda) para garantir os quatro primeiros meses de contas pagas mais as despesas iniciais, precisamos de nada menos do que R$ 70 mil reais. Se pensarmos no valor ideal, essa brincadeira vai para R$ 80 mil.

É bom começar a contar as moedas do cofrinho...

6 comentários:

Paula disse...

Excelente post!
Também temos feito umas contas... e o resultado é bem parecido com o seu.

Sandro e Família disse...

É muito bom fazer um planejamento para chegarem aqui preparados, e fico feliz em ter ajudado um pouco.

Como você disse o ideal é ter uma reserva para 6 meses, pois assim com certeza terão mais tranquilidade no início da nova vida por aqui.

Abração

Simone disse...

Oi. Olha tem umas contas aí que estão meio fora das minhas, tipo da pra gastar menos. Minha cama é King, comprei na IKEA foi bem mais barata, vc consegue essa TV, por um preço menor. O deposito de aluguel e utilites depende, eu moro num basemnt de 2 quartos e pago 1300 com todas as utilities, tv a cabo, net, aquecimento, tudo;e fizemos somente o deposito de seguro 50% de 1 aluguel. Conseguimos alugar nossa casa em menos de 10 dias, quer dizer 2 meses de hotel, só se for por opção mesmo. Agora 100 dolares pra lazer eu acho que é pouco o i ngreço do aqguario pro inverno ta 20,00 pra vc visitar a grouse moutain é 40,00 , e no começo essa despesa de supermercado fica alta, pq vc tem que comprar tudo, depois passa a ser manutenção. Como vcs não tem filhos essa questão do lugar pra alugar fica bem mais facil (tem lugar que não aceita criança). Bem é isso, mas acho que se vc pode trazer muito dinheiro, melhor. da uma maior tranquilidade.

Lá e Dá disse...

Olá
Fizemos a previsão de gastos mensais a semana passada... tb. com ajuda da Neuzinha q. está em Vancouver. E, no meu caso, 2 adultos e duas crianças, teremos um gasto em toeno de C$3,200.00.
Apenas uma dúvida: IPVA é barato daquele jeito?
Abraços

Gustavo disse...

Esse post é bem legal!

Apesar de estarmos conversando constantemente sobre isso ainda não tinha colocado na ponta do lápis o valor absoluto de quanto precisaríamos até nos estabilizar!

Ellen Cristina disse...

Flávia, eu encontrei o seu blog ontem. E vivenciei tudo o que passou somente lendo seus posts. Fico feliz que tenha vencido a etapa do conseguir o visto.
Eu estou pensando em ir para o canadá também, mas ainda estou amadurecendo a idéia.
No seu blog você comenta de um grupo rio-cadaná, onde vcs fazem encontros mensais. Como posso participar do grupo? ë um grupo do yahoo? Eu procurei e não achei nada. Você poderia me ajudar?
Gostaria de participar do grupo para conhecer mais o processo.
Meu e-mail é ecriscon@hotmail.com
Um abraço e Deus continue te abençoando aí.