segunda-feira, 8 de junho de 2009

Reflexões

Ontem eu passei o dia pensando sobre a real possibilidade de ir morar de vez no Canadá. Acho que foi a carta do consulado dando um prazo tão curto que me fez parar para refletir...

Será que essa é a melhor opção? Por mais que eu critique o Brasil, tudo que me incomoda faz mais parte do macro senso do que do micro, ou seja, tudo me afeta de acordo com o meu grau de irritabilidade do dia. O meu micro senso, ou a condição que eu me encontro hoje com relação ao trabalho, moradia e vida social está muito bom.

Algumas vezes penso se o meu medo é trocar o certo pelo incerto e talvez seja. medo de trocar um emprego bom, conseguido com sacrifícios, network e tempo por um que aparecer e der para pagar as contas; medo de não dar certo e ter que voltar e recomeçar a construir tudo de novo; medo de trocar amizades construídas ao longo dos anos por novos conhecidos e com diferenças culturais. Medo de trocar o meu apt novinho e lindo por um antigo, com um banheiro só e com móveis adaptados.

Outras vezes penso na minha família, a falta que irei sentir de todos os momentos que passamos juntos desde um simples almoço em casa até um socorro quando alguém está doente. Penso na falta que farão na criação dos meus filhos... Algumas vezes me acho egoísta por decidir ir embora, sabendo que os deixarei aqui sofrendo pela escolha que eu fiz.

Penso também nas minhas amigas, nos nossos almoços, nas nossas longas conversas... Sei que a distância não acabará com a amizade, mas perderei a rotina e a convivência.

Por outro lado também sei da tranqüilidade de se ter o que chamo de macro senso muito bom. Sei o que é sair na rua a hora que for sem ter que se preocupar com a segurança. Poder ter um carro confortável sem ter que pensar em seqüestro ou assalto.

Quero poder dizer para os meus filhos que se eles estudarem eles chegarão a algum lugar... Quero que eles aprendam sobre o respeito e a honestidade não apenas em casa, mas vivenciando no dia a dia, seja ao atravessar uma rua, ou com a professora da escola.

Às vezes me pergunto como começou tudo isso e porque eu não posso simplesmente viver como a maioria das pessoas, ignorando as possibilidades. A resposta eu não sei, mas sei que jamais deixarei passar uma oportunidade de mudança sem avaliar todos os detalhes.

Hoje o meu “egoísmo” me manda ir e buscar uma vida melhor para mim e para a minha família.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Flávia, eu penso nisso quase todos os dias há quase 2 anos. Meu processo deve ficar pronto no fim do ano e nesse segundo eu acho que vou, não sei o que vou pensar daqui a pouco. Bom, acho que eu penso em imigrar por causa dos meus filhos. A minha vida é muito confortável, realmente não parece valer a pena largar tudo o que já construi. Mas não consigo imaginar meus filhos virando adolescentes e adultos no RJ, é isso que me impulsiona.
Beijos
Marcia

Paula disse...

Puxa... eu gostaria de ter escrito isso. Realmente traduz muito do que penso e sinto.

Brigadeirices disse...

Oi amiga
O MEU EGOÍSMO te diria, tá vendo é melhor ficar por aqui mesmo, porque aqui você não sente saudades de lá, e lá certamente sentirá saudade de muitas coisas, de muitas pessoas... E eu vou sentir muito a sua falta...
Mas o carinho que tenho por você me faz pensar que se estiver feliz e lutando pelo que acredita para o futuro apesar de longe, eu também vou estar feliz. Com muita saudade, mas feliz... eu acho...
Para nós que ficaremos aqui também não é fácil... (viu quantas reticências? rsrsrs)
Não sei se estou falando isso com a razão ou com o coração, mas sei que em seu lugar estaria com as mesmas dúvidas.
Só quero te dizer uma coisa: VIVA A VIDA SEM MEDO DE ERRAR!
Confia no Senhor e tudo te irá bem. E se por acaso alguma coisa te parecer errado, pense só no que aprendeu com a situação e que talvez isso seja muito importante para alguma coisa que ainda virá.
Lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
E se as leis não "mudarem" de novo tudo ficará bem e todos nós estaremos aqui torcendo e orando para que tudo corra conforme planejaram.
Amiga querida, que os sonhos de Deus para a sua vida sejam os teus sonhos.
Muitos beijos

Débora